sábado, 23 de março de 2013

Digitalização de Fotos: Scanner


Introdução

A forma mais popular de digitalização de fotos antigas é através do uso do scanner.
(Como essa postagem não se destina a usuários avançados não será feita uma resenha ou avaliação de modelos de scanners e seus prós e contras.)

As imagens dessa postagem foram escaneadas numa multifuncional de uso doméstico de quase dez anos de uso.

Resolução de Imagem

Nessa imagem à esquerda metade da imagem está em 300 dpi de resolução e a outra metade em 600 dpi, respectivamente metade esquerda e metade direita.

[Wiki: DPI significa Dots por Inch e é -a grosso modo- uma medida para quantificar a qualidade da imagem.

* Pra entender melhor: Wikipedia: PPI e Wikipedia: Resolução de imagem]


O mais importante elemento da digitalização é ao meu ver, a resolução. Imagens de baixa resolução serão mais disformes e embaçadas do que as de maior resolução e isso dificulta todo o processo de tratamento da imagem.

E faz diferença?

É provável que você tenha olhado bem a imagem e pensado consigo mesmo que não há nada de relevante no tocante a diferença da qualidade da imagem nos dois lados da fotografia. Clicando na imagem para vê-la em tamanho maior, as diferenças se acentuam.

É claro que quando se trata de uma imagem muito ruim, a resolução não parece fazer quase nenhuma diferença. O mesmo acontece com imagens pequenas. Contudo, os pixels a mais costumam melhorar muito a imagem como exemplificado abaixo. (Clique para ampliar)


Para escanear a foto foi utilizado o próprio software da multifuncional e nenhum ajuste de cor no programa.
A imagem foi escaneada em 200 dpi, resolução padrão do programa, em 300 dpi, resolução padrão para tratamento de imagens e em 600 dpi.

Quanto maior a resolução maior será o tamanho final do arquivo e isso pode ser um problema quando muitas imagens serão digitalizadas.

Afinal de contas em que resolução devo escanear minhas fotos?

Pra encurtar as explicações técnicas e resumir os debates teóricos: 300 dpi é a resolução mais indicada em termos de custo-benefício, já que um ajuste de nitidez é suficiente pra melhorar o resultado final da digitalização.




...

Info: Ilustração fotográfica feita pela autora. Foto de Família.





2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...