domingo, 9 de julho de 2017

Heráldica: Brasões diferentes do mesmo sobrenome

Tradicionalmente, ao menos uma vez ao mês, o amogenealogia tem publicado brasões de família em png de boa resolução e uso livre não comercial.

A seção de Heráldica é um item permanente desse projeto que é o blog.

Contudo, alguns leitores podem já ter descoberto que não há consenso sobre qual é o brasão correto de sua família ou ainda pior, que não há registro de sequer existir um brasão para seu sobrenome.




Mais de um Brasão para um mesmo Sobrenome:


Isso acontece porque as famílias de mesmo sobrenome podem ter diferentes origens mesmo dentro de um mesmo pais. O maior erro do mundo é achar que toda família de mesmo sobrenome é parente e portanto, todo sobrenome igual tem o mesmo brasão.

Lembrando que pela regra tradicional da heráldica, somente o filho primogênito levaria o brasão, logo, essa discussão se encerraria muito facilmente. Contudo, vamos assumir uma postura flexível quanto ao assunto.

Pela raiz paterna, minha família tem tradicionalmente dois brasões diferentes, dentro da mesma origem italiana. Foi possível identificar o brasão correto através da pesquisa do professor Marcello Ferrada de Noli em seu blog famigliadenoli, porque sabíamos a região de onde nossos ancestrais vieram.

Se sua família tem mais de um brasão nas pesquisas de imagens, saiba que está na hora de se empenhar numa busca mais minuciosa e que buscar pelo buscador não é realmente uma pesquisa.

Roteiro:

1. Salve amostras de todos os brasões supostamente do seu sobrenome e procure saber o país de origem de cada brasão correlacionado;

2. Pesquise sua história da família e genealogia para determinar a região de origem do seu sobrenome;

3. Recrute ajuda de outros familiares;

4. Em casos muito complexos, consulte especialistas.
Notadamente existem muito poucos no Brasil. No exterior há bem mais pesquisadores de história da família e de heráldica (Há formação acadêmica para tal) e há serviços que vendem impressos e quadros, a maior parte deles sem comprovação alguma da origem do brasão, portanto não custa relembrar que a legitimidade de não um brasão não pode ser atestada só porque ele é pago ou quiçá, caro.

...

Info: Ilustração feita pela autora. Uso comercial não permitido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...